sexta-feira, 23 de julho de 2010

Doação

Se nos doamos a alguem por muito tempo já perceberam que vira obrigação? Se você deixa de fazer uma vez pronto, já é o suficiente para rolar uma briga. Pode até não acabar o relacionamento em questão, mas que terá pelo menos uma discussão ou uma cara feia. Ah... mas disso todos temos certeza.
Mas sabendo disso, por que nos doamos então? Por que nos dedicamos a alguém em determinados aspectos?
Chego a conclusão de que a raça humana tem prazer em servir ao outro, há uma alegria em ver quem se gosta alegre, satisfação. Há também a chamada amizade, que é uma troca, dizem por ai. Nem sempre. Mas mesmo assim nos doamos.
Eu li e ouvi por diversas vezes que devemos fazer as coisas pelas pessoas sem esperar nada em troca, eu não concordo. Pelo menos um obrigada(o) eu quero em troca sim!
E todos deviam querer. Porque mesmo com um agradecimento as vezes nos arrependemos de fazer algo por alguém.
Agora depois que a cagada esta feita, depois da doação, até mesmo depois de agradecimento, coisas podem dar errado. Nós nunca sabemos pra onde nossa vida pode ir, apesar de poder controla-la. Mas eu lhes pergunto, depois de tanta doação, merece um perdão? Depende do que foi feito em doação, depende do que foi feito em retorno? Depende se a pessoa merece?
Ainda acho que os momentos bons não podem ser esquecidos. Magoa e ressentimento não levam ninguém a lugar nenhum. Mas se alguém quiser me ensinar como eu me livro desses sentimentos, por favor, pago quanto quiser. Pois já tentei de tudo!
E quando os dois lados tem que pedir perdão? Quando numa conversa coisas ficaram entaladas e não se tem coragem de falar mais nada? Mas não tem jeito, acabamos falando de um modo ou de outro! As vezes fica até pior.
Só tem uma conclusão que eu pude tirar disso tudo: saber que o que passou foi bom mas que acabou, ou então foi dado um tempo, e isso basta. Sei que fui insubstituível em algum momento. Mas as pessoas mudam e eu mudei, ah... como mudei.
Eu tive que aprender a mudar, custou muito mas eu aprendi. Infelizmente não posso mais me doar a você porque me faz mal! E o que faz mal todos devíamos ficar longe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário